O Alto Comitê de Negociação, principal grupo de oposição na Síria, declarou hoje que vai participar das negociações de paz marcadas para segunda-feira, 14 de março de 2016, em Genebra, na Suíça, noticiou a Agência France Presse (AFP).
Mais de 260 mil pessoas foram mortas em cinco anos de guerra civil na Síria, iniciada pela violenta reação da ditadura de Bachar Assad às manifestações pela liberdade e a democracia da chamada Primavera Árabe, em 2011.
As negociações de paz são realizadas no âmbito das Nações Unidas, com mediação da ONU, dos Estados Unidos e da Rússia. Desde 27 de fevereiro, há uma trégua várias vezes violada. Mesmo assim, ajudou a reduzir o nível de violência.
Dois grupos jihadistas, a Frente al-Nusra, braço da rede terrorista Al Caeda, e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, estão excluídos do cessar-fogo e das negociações de paz.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário