segunda-feira, 7 de março de 2016

Ted Cruz vira alternativa a Donald Trump

Com vitórias nas convenções regionais nos estados do Kansas e do Maine, o senador texano Ted Cruz se transformou na única alternativa para barrar a candidatura do bilionário Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano em novembro de 2016. O problema é que Cruz, ultraconservador e evangélico, é ainda mais reacionário do que Trump.

O favorito da cúpula do partido, o senador Marco Rubio, não passou do terceiro lugar. Com apenas uma vitória, no pequeno estado de Minnesotta, de pouco peso, Rubio vê sua campanha definhar. Trump sugeriu que chegou a hora de Rubio abandonar a corrida à Casa Branca.

Depois do forte ataque ao magnata imobiliário feito pelo candidato derrotado pelo presidente Barack Obama em 2012, Cruz bateu Trump por 48% a 23% no Kansas e por 46% a 33%. Perdeu por margens menores, 36% a 32% no Kentucky e 41% a 38% na Lousiana.

O colapso da candidatura Rubio é um enorme problema para os republicanos. Cruz também é adversário da cúpula do partido e também é considerado radical demais para ganhar uma eleição geral.

Trump tem agora 382 delegados à convenção nacional que vai indicar o candidato contra 300 de Cruz e 128 de Rubio. Para vencer, um candidato precisa de pelo menos 1.237 delegados.

Defensor das armas, anti-imigrantes e antiaborto, apesar da origem cubana, o senador texano terá enormes dificuldades com o eleitorado centrista e independente, sem filiação partidária. A vitória da provável candidata do Partido Democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, seria mais fácil.

Pelo seu poder de mobilizar a manipular a massa, Trump é um candidato mais imprevisível. Poderia ter uma chance, apesar dos ataques a latino-americanos e mulheres.

No Partido Democrata, o senador socialista Bernie Sanders bateu a favorita Hillary Clinton nos estados do Kansas e de Nebraska, e no Maine no domingo. A ex-secretária e ex-primeira-dama tem 1.121 delegados e Sanders, 479. Para conquistar a candidatura democraca, um aspirante precisa de ao menos 2.383 delegados.

Nenhum comentário: