quarta-feira, 9 de março de 2016

Sanders mantém candidatura viva com vitória em Michigan

O senador socialista Bernie Sanders superou ontem a ex-secretária de Estado Hillary Clinton nas eleições primárias do importante estado de Michigan, centro da indústria automobilística americana, e se manteve na disputa pela candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos em novembro de 2016.

No Mississípi, o estado mais pobre do país, Hillary obteve uma ampla vitória, com mais de 80% dos votos. Em Michigan, Sanders levou 49,8% dos votos contra 48,3% de sua oponente, que chegara a ter uma vantagem de 30 pontos percentuais nas pesquisas, informou o jornal The Washington Post.

A ex-secretária perdeu por causa do eleitorado negro e da classe trabalhadora, duas bases importantes do Partido Democrata cuja mobilização será decisiva para uma vitória em novembro.

No momento, Hillary liderada a disputa do partido por 1.214 a 566 delegados à convenção nacional que vai indicar oficialmente o candidato democrata, a ser realizada de 25 a 28 de julho na Filadélfia. Mas Sanders e sua "revolução popular", focada no combate à desigualdade social, à má distribuição da riqueza e ao poderio do centro financeiro de Wall Street, em Nova York.

Nenhum comentário: