Em novo desafio à sociedade internacional e às sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, o regime comunista da Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico que voou 800 quilômetros até mergulhar no Mar do Japão, noticiou a agência de notícias sul-coreana Yonhap citando fontes militares da Coreia do Sul.
Pela análise da inteligência militar sul-coreana, deve ser um míssil de médio alcance Rodong. O teste acontece no momento em que os Estados Unidos e a Coreia do Sul fazem suas manobras militares conjuntas anuais, irritando o regime stalinista de Pionguiangue, depois da ampliação das sanções impostas pela ONU.
Nos últimos meses, a ditadura norte-coreana anunciou o teste de uma bomba de hidrogênio e declarou já haver dominado a tecnologia para miniaturizar uma arma atômica para colocá-la num míssil.
As constantes provocações da Coreia do Norte inquietam sua única aliada, a China, porque os EUA já discutem com a Coreia do Sul a instalação de um escudo antimísseis que permitiria abater os mísseis chineses logo depois do lançamento, dando aos EUA uma vantagem estratégica num futuro confronto.
Os EUA e a China travaram uma guerra particular dentro da Guerra da Coreia (1950-53) e os chineses conseguiram empurrar os americanos de volta para abaixo do paralelo 38º Norte, restabelecendo a situação anterior à guerra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário