Um novo atentado terrorista abala a Turquia. Um terrorista suicida matou matou hoje cinco pessoas e deixou outras 37 feridas, sendo nove israelenses, na Rua Istikal, perto da Praça Taksim. Há seis dias, um atentado a bomba na capital, Ancara, matou 37 pessoas.
Embora o ataque em Ancara tenha sido reivindicado por um grupo separatista curdo, agora as maiores suspeitas recaem sobre a organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante pelo uso de um homem-bomba, o tipo de explosivos e ter estrangeiros como alvo.
O Estado Islâmico foi responsabilizado por uma atentado que matou 13 pessoas no centro histórico de Istambul em 12 de janeiro.
A Rua Istikal é uma rua de pedestres com centenas de lojas. Depois da explosão, a área foi fechada.
Além de ter rompido as negociações de paz com os curdos e de atacá-los na Síria e no Iraque, a Turquia entrou na guerra contra o Estado Islâmico, tornando-se alvo potencial de diversos grupos associados à milícia jihadista.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário