Forças da Líbia baseadas na cidade de Missurata bombardearam o Estado Islâmico do Iraque e do Levante em seu principal reduto no país, Sirte, a terra natal do ditador Muamar Kadafi, deposto e assassinado em 2011. Pelo menos 18 pessoas morreram, anunciou o governo líbio com sede em Trípoli.
O Estado Islâmico beneficiou-se do clima de anarquia em vigor desde a queda de Kadafi e do vácuo de poder criado pela existência de dois governos paralelos na Líbia para se instalar na Líbia, causando preocupação nas potências ocidentais, que examinam a possibilidade de uma nova intervenção militar no país.
Um porta-voz do governo paralelo reconhecido internacionalmente, com sede em Tobruk, no Leste do país, anunciou um confronto com supostos militantes do Estado Islâmico a leste de Sirte.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário