quarta-feira, 9 de março de 2016

Coreia do Norte afirmar ter miniaturizado armas nucleares

Depois de ameaçar atacar as manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul com armas nucleares, a Coreia do Norte afirmou hoje ter miniaturizado suas bombas atômicas para que possam ser transportadas por mísseis. O resto do mundo suspeita de um blefe.

No início do ano, a ditadura comunista norte-coreana anunciou ter testado uma bomba de hidrogênio, a mais poderosa das armas nucleares, mas ninguém acreditou muito. Há dois dias, prometeu atacar os exercícios militares americano-sul-coreanos.

"Apelamos à Coreia do Norte para que evite declarações e ações provocativas que agravem as tensões e, em vez disso, se concentre no cumprimento de seus compromissos e suas obrigações internacionais", respondeu um alto funcionário dos EUA.

Hoje, com imagens do ditador Kim Jong Un visitando uma fábrica de mísseis, a televisão estatal anunciou o novo avanço na tecnologia militar do país, que já fez vários testes nucleares mas ainda não mostrou capacidade de colocar uma bomba atômica num foguete capaz de transportá-la a grandes distâncias. O anúncio de hoje seria mais um blefe.

Depois dos últimos testes, por unanimidade, o Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs novas sanções à Coreia do Sul, inclusive o direito de revistar navios que cheguem ao país ou saiam dele para ver se transportam armas proibidas.

Nenhum comentário: