Altos dirigentes das facções palestinas rivais Fatah (Luta) e Hamas (Movimento de Resistência Islâmica) concordaram em formar um governo de união nacional e convocar eleições dentro de seis meses, noticiou hoje o jornal The Times of Israel, citando como fonte um membro da Fatah.
Os dois lados negociam desde fevereiro em Doha, no Catar, em busca de soluções para unificar o movimento nacional palestino, dividido entre seus dois maiores grupos desde uma guerra civil na Faixa de Gaza em 2007.
Com a separação, o Hamas controla a Faixa de Gaza e a Fatah, parte da Cisjordânia ocupada. Diante de governos direitistas israelenses cada vez menos propensos a negociar a paz e devolver os territórios ocupados na Guerra dos Seis Dias, em 1967, o movimento palestino busca uma saída para conquistar a independência da Palestina.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário