Com eleições primárias em 12 estados e um território, a Superterça-feira é um momento decisivo da corrida para Casa Branca. Hoje, Hillary Clinton praticamente consolidou a vitória na disputa pela candidatura do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos, enquanto o bilionário Donald Trump abriu vantagem sobre os adversários do Partido Republicano.
Até agora, Trump ganhou em cinco estados (Alabama, Geórgia, Massachusetts, Tennessee e Virgínia) e o ultraconservador Ted Cruz em dois (Texas e Oklahoma).
Entre os democratas, Hillary (Alabama, Arkansas, Geórgia, Texas, Tennessee e Virgínia) venceu em seis estados e o senador socialista Bernie Sanders em dois (Oklahoma e Vermont).
No fim da apuração, já de madrugada, Hillary somava sete vitórias, ganhando também em Massachusetts, enquanto Sanders levou a melhor também no Colorado e em Minnesotta.
No Partido Republicano, Cruz também ganhou no Alasca, somando três vitórias, enquanto o favorito da cúpula do partido, o senador da Flórida Marco Rubio venceu em Minnesotta, conquistando sua primeira vitória, mas num estado pequeno, que manda poucos delegados para a convenção nacional que vai indicar o candidato do partido à eleição presidencial de novembro de 2016.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário