Depois de ataques contra um bairro xiita de Bagdá e a cidade-satélite de Abu Ghraib, o Exército do Iraque e milícias aliadas lançaram ontem uma ofensiva na área ao norte da capital, informou a agência Associated Press (AP).
A ofensiva é considerada um passo importante para retomar Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, conquistada pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante em junho de 2014. Os principais alvos são as linhas de suprimento do Estado Islâmico ao redor da cidade de Samarra, situada a 95 quilômetros ao norte de Bagdá.
Em Haditha, a 240 km a noroeste da capital, um atentado terrorista suicida do Estado Islâmico matou oito soldados. Sob intenso bombardeio dos Estados Unidos e aliados e da Rússia, e ofensivas de forças terrestres, o Estado Islâmico está perdendo espaço no Oriente Médio e apelando cada vez mais ao terrorismo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário