Com balaclavas e fuzis Kalachnikov, seis extremistas muçulmanos atacaram hoje três hotéis de luxo na praia de Grand-Bassam, a 40 quilômetros a leste de Abidjã, a capital da Costa do Marfim, matando pelo menos 16 pessoas na terceira grande ação terrorista na África Ocidental desde novembro de 2015, informou o jornal The New York Times.
Além de 14 civis e dois policiais, seis terroristas foram mortos. Em visita ao local da tragédia, o presidente marfinense, Alassane Ouattara, pediu calma: "A situação está sob controle."
A rede terrorista Al Caeda na Magrebe Islâmico assumiu a autoria do ataque, que visou abalar o setor de turismo neste país da África Ocidental. Em novembro, terroristas da rede tomaram o Hotel Radisson Blu, em Bamako, a capital do Mali. Em janeiro, ACMI assaltou o Hotel Splendid e o Café Cappuccino em Uagadugu, a capital de Burkina Fasso, matando 28 pessoas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário