Num recado direto para a China, o primeiro-ministro Shinzo Abe declarou hoje a militares japoneses que o Japão não vai tolerar mudanças no status quo pela força. O país anunciou recentemente a realização de grandes manobras militares para proteger algumas ilhas remotas a sudoeste das ambições chinesas.
A China disputa ilhas ou mar territorial com o Japão, a Coreia do Norte, a Coreia do Sul, as Filipinas, a Malásia, o Vietnã, Brunei e Taiwan. Também tem conflitos de fronteiras terrestres com a Índia, o Butão e a Coreia do Norte.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
domingo, 27 de outubro de 2013
Japão rejeita mudanças pela força na Ásia
Marcadores:
Ásia,
Brunei,
Butão,
China,
conflitos territoriais,
Coreia do Norte,
Coreia do Sul,
disputas territoriais,
Filipinas,
Índia,
Japão,
Malásia,
Shinzo Abe,
Taiwan,
Vietnã
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário