A Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), que está na Síria destruindo o arsenal químico do governo Bachar Assad, ganhou hoje o Prêmio Nobel da Paz de 2013, informou nesta manhã o Comitê do Nobel da Noruega.
A OPAQ existe desde 1997. Foi criada para aplicar a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Armazenagem e Uso de Armas Químicas e sua Destruição, aprovada em 1993 e ratificada até hoje por 189 países. Israel e Mianmar assinaram a convenção, mas não a ratificaram.
A Síria aderiu à convenção em 14 de setembro de 2013, dentro do processo para entregar seu arsenal de armas químicas, estimado em 1,5 mil toneladas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário