sábado, 19 de outubro de 2013

França autoriza volta de estudante kossovar deportada

Sob intensa pressão das ruas e da esquerda do Partido Socialista, o presidente François Hollande autorizou a volta à França de Leonarda Dibrani, uma estudante cigana de 15 anos detida durante uma excursão de sua escola e deportada para o Kossovo com sua família.

A família fugiu há mais de uma década da antiga província sérvia que se tornou independente na Guerra do Kossovo, em 1999, quando a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) derrotou a Sérvia do ditador Slobodan Milosevic com 78 dias de bombardeio aéreo. Estava há quatro anos na França, depois de fugir da perseguição aos ciganos pelo governo de Silvio Berlusconi, na Itália.

Uma das grandes preocupações de Hollande é se diferenciar do ex-presidente conservador Nicolas Sarkozy, que se notabilizou, entre outras coisas, por deportar ciganos para seus países de origem na Europa Oriental. A família de Leonarda teve o pedido de residência na França negado supostamente por ter mentido dizendo ter sido perseguida no Kossovo.

Sarkozy tentou roubar as bandeiras políticas da extrema direita, cada vez mais forte na França e na Europa em crise. As últimas pesquisas dão 25% de preferência à neofascista Frente Nacional. Mas um governo socialista deter uma menina de 15 anos dentro de um ônibus escolar para expulsá-la do país foi demais para um país com a tradição revolucionária da França.

O povo saiu às ruas e os poderosos do dia decidiram preservar suas cabeças.

Nenhum comentário: