quarta-feira, 9 de outubro de 2013

EUA cortam ajuda militar ao Egito

Depois do golpe que derrubou o presidente eleito Mohamed Mursi, do massacre de mais de mil civis pela ditadura militar e de outras medidas repressivas, os Estados Unidos decidiram cortar a ajuda militar do Egito, de US$ 1,3 bilhão por ano, ou pelo menos os US$ 585 milhões ainda não desembolsados em 2013. Israel é contra.

Essa ajuda é dada desde que o Egito abandonou o Bloco Soviético, alinhou-se aos EUA e fez um acordo de paz com Israel, em 1979. Agora, autoridades israelenses temem que as relações bilaterais sejam prejudicadas pela decisão americana.

Imediatamente, as monarquias petroleiras do Golfo Pérsico que apoiaram o golpe contra a Irmandade Muçulmana, a Arábia Saudita, o Catar e os Emirados Árabes Unidos, se dispuseram a dar às Forças Armadas egípcias o dinheiro que estão perdendo.

Pela lei americana, os EUA não podem ajudar diretamente regimes golpistas. Como é um dos países mais importantes do mundo árabe e tem um acordo de paz com Israel, o governo Barack Obama relutou, mas ontem a Casa Branca anunciou deixou vazar a notícia, ainda não foi confirmada, do corte da ajuda ao Egito.

Nenhum comentário: