sexta-feira, 4 de outubro de 2013

General vietnamita que venceu França e EUA morre

O maior herói da História do Vietnã depois do líder comunista Ho Chi Minh, general Vo Nguyen Giap, fundador e comandante do Exército Popular do Vietnã, morreu hoje aos 102 anos, informa a televisão pública britânica BBC. Ao derrotar a França e os Estados Unidos, ele garantiu a independência e a unidade do país.

Ho Chi Minh declarou a independência do Vietnã em 2 de setembro de 1945, data da rendição japonesa e do fim da Segunda Guerra Mundial na Ásia, quando a França tentou restabelecer a administração colonial. A vitória do general Giap sobre a França na Batalha de Dien Bien Phu foi decisiva na Guerra da Indochina (1946-54).

Vo Nguyen Giap nasceu em 25 de agosto de 1911 na então Indochina Francesa. Aos 14 anos, começou a militar clandestinamente na resistência. Em 1938, na iminência da invasão japonesa, fugiu para a China com Ho Chi Minh.

No exílio, Giap organizou uma exército guerrilheiro para combater o Exército Imperial do Japão, seguindo uma tradição milenar que vinha da luta contra o Império Chinês e continuou no pós-guerra na luta contra a França.

BATALHA DE DIEN BIEN PHU
De 13 de março a 7 de maio de 1954, com cerca de 80 mil homens, o Exército vietnamita perdeu 7,9 mil soldados para acabar com o colonialismo francês no Sudeste Asiático na Batalha de Dien Bien Phu, um pequeno planalto no Nordeste do Vietnã, perto das fronteiras com o Laos e a China.

Da força expedicionária da França, 2.293 soldados foram mortos e 5.193 feridos em combate em Dien Bien Phu. Dos 11.721 franceses presos, a maioria morreu no cativeiro. Só 3.290 foram repatriados.

Como os comunistas liderados por Ho obteriam uma expressiva vitória nas eleições, elas foram vetadas pelos EUA, que insistiram na divisão do país na paz negociada nas Nações Unidas e instalaram um regime-fantoche no Vietnã do Sul.

GUERRA DO VIETNÃ
A divisão do país causou a Guerra do Vietnã (1955-75), que teve uma intervenção militar direta dos EUA de 1964-73, com a morte de 58 mil americanos. O general Giap supervisionou a Ofensiva do Tet, a maior batalha da guerra, decisiva para minar o apoio da opinião pública americana à guerra.

A Guerra do Vietnã ou Segunda Guerra da Indochina, travada no Vietnã, no Camboja e no Laos foi uma tentativa de impedir que o comunismo tomasse conta de todo o Vietnã. De acordo com a teoria do domino, poderia derrubar outros países do Sudeste Asiático.

Havia medo de que países vizinhos como a Malásia e a Indonésia, com recursos estratégicos como borracha, estanho e petróleo, virassem comunistas.

Em 1956, o Vietnã do Norte autorizou seu aliados do Vietcong a iniciar atividades guerrilheiras contra o regime-fantoche sustentado pelos EUA.

Em 1959, o Partido Comunista do Vietnã do Norte decidiu promover uma “guerra popular” no Sul. O primeiro envio de armas pela Trilha de Ho Chi Minh, através do Camboja, foi concluído em agosto de 1959.

A Frente de Libertação Nacional do Vietnã do Sul foi fundada em 1960.

INTERVENÇÃO AMERICANA
O envolvimento dos EUA começa no governo Dwight Eisenhower (1953-61), que mandou 900 assessores militares. No fim do governo Kennedy (1961-63), havia 16,7 mil militares americanos no Vietnã. O economista John Kenneth Galbraith advertiu para o risco “de substituir a França como potência colonial e sangrar como a França”.

Como o Exército do Vietnã do Sul era muito incompetente no campo de batalha, militares americanos passaram a assessores as forças sul-vietnamitas em todas as frentes sem entender direito a natureza política da insurgência.

INCIDENTE DO GOLFO DE TONKIN
Depois de dois falsos ataques contra navios americanos forjados pelos EUA, em 2 a 4 de agosto de 1964, no Golfo de Tonkin, o presidente Lyndon Johnson declarou guerra ao Vietnã do Norte.

Documentos desclassificados em 2005 mostram que, no primeiro caso, o navio americano deu tiros de advertência a pesqueiros vietnamitas, que não responderam. No segundo caso, não houve ataque. Em nenhum dos dois, havia embarcações militares do Vietnã do Norte na área. O governo Johnson fabricou sua versão em Washington.

VIETCONGUE
De 5 mil rebeldes em 1959, quando foi criado, o grupo guerrilheiro Vietcongue tinha crescido para 1 milhão de homens em armas.

Em 2 de março de 1965, os EUA começaram uma campanha de intensos bombardeios aéreos que durou três anos. Com 3 mil fuzileiros navais enviados em 8 de março de 1965, os EUA entravam em combate em terra na linha de frente.

Ho Chi Minh alertou: “Se os americanos querem 20 anos de guerra, devemos lutar por 20 anos. Se eles querem paz, devemos fazer as pazes e convidá-los para tomar chá”.

O governo de Hanói declarava não ter a intenção de expandir sua revolução pelos países vizinhos, mas documentos secretos do Pentágono, revelados em 1971 pelo jornalista Jack Anderson no jornal The New York Times, falavam num “perigoso período de expansionismo vietnamita” citando expressamente o Laos e o Camboja como alvos fáceis e talvez também a Tailândia, a Malásia, Cingapura e a Indonésia.

OFENSIVA DO TET
Em 30 de janeiro de 1968, o Vietcongue lançou, durante os feriados do Ano Novo Lunar, uma de suas maiores ofensivas. Cerca de 84 mil guerrilheiros atacaram 155 cidades, inclusive 36 das 44 capitais provinciais e a capital do Vietnã do Sul, inclusive a Embaixada dos EUA e o comando militar americano.

1968 foi o pior ano para as tropas americanas: dos 58 mil americanos mortos na guerra, 16.592 soldados foram mortos naquele ano.

Com o fracasso da guerra, Johnson não concorreu à reeleição em 1968. Richard Nixon ganhou com a promessa de negociar a paz e tirar os soldados americanos do Vietnã. Para isso, o assessor de Segurança Nacional, Henry Kissinger iniciou uma aproximação com a China e a União Soviética.

PAZ QUE NÃO HOUVE
A paz entre EUA e Vietnã foi assinado em 1973, mas a guerra continuou até a queda de Saigon, hoje Cidade de Ho Chi Minh, em 30 de abril de 1975, quando houve uma fuga espetacular de helicóptero da Embaixada dos EUA. O total de mortos vietnamitas é estimado pelo governo nacional em 2 milhões de civis e 1,1 milhões de soldados e guerrilheiros.

Duas semanas antes, em 16 de abril de 1975, o grupo guerrilheiro Khmer Vermelho, outro subproduto da Guerra do Vietnã, tomou o poder no vizinho Camboja, dando início a um reino de terror com mais de 2 milhões de mortes que acabaria em 8 de janeiro de 1979 com uma invasão vietnamita.

Depois da guerra, o general Giap manteve o cargo de ministro da Defesa e foi nomeado vice-primeiro-ministro em 1976. Marginalizado na luta interna pelo poder do regime comunista, abandonou a política seis anos depois.

O regime comunista internou mais de 1 milhão de pessoas em campos de reeducação, onde 165 mil vietnamitas morreram. A repressão de caráter stalinista provocou a fuga em massa de mais de 1,5 milhão de pessoas em barcos precários criando uma das grandes crises humanitárias dos anos 1980s. O Alto Comissariado da ONU para Refugiados estima que 200 a 400 mil pessoas morreram nessa fuga pelo mar.

Nenhum comentário: