Pelo menos três pessoas morreram quando um carro avançou sobre a multidão na Praça da Paz Celestial, no centro de Beijim, e explodiu em chamas nesta segunda-feira. Os três ocupantes do veículos, uma turista filipina e um chinês de Cantão foram mortos, e 38 pessoas saíram feridas.
Fotos da explosão divulgadas nas mídias sociais da censurada Internet chinesa foram rapidamente removidas, a área da explosão foi fechada e limpa pela polícia em cerca de meia hora. Dois repórteres da agência de notícias France Presse que investigavam o caso foram detidos.
Ainda não está claro o que aconteceu, mas parece evidentemente se tratar de uma ação deliberada. As maiores suspeitas recaem sobre os rebeldes muçulmanos uigures da província de Xinjiang, no Noroeste da China, que lutam pela independência do Turquestão Oriental, onde houve conflitos mortais recentemente.
Com uma sessão plenária do Comitê Central do Partido Comunista marcada para novembro, crescem as suspeitas de que tenha sido um ato de terrorismo político.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário