O cantor e compositor de rock americano Lou Reed, antigo líder e cantor da banda Velvet Underground, morreu aos 71 anos, informou hoje a revista Rolling Stone. A causa da morte não foi revelada. Ele tinha se submetido a um transplante de fígado há cinco meses.
Lewis Allan Reed nasceu no bairro nova-iorquino do Brooklyn em 1942. Na segunda metade dos anos 1960s, fundou The Velvet Undergroung, que mesclava influência da música de vanguarda europeia com o lirismo e o peso do rock'n'roll.
Camaleônico, imprevisível, pré-punk e alternativo, nas palavras da Rolling Stones, Reed foi instigante e criativo até o fim da vida. "Uma corda está bem", disse uma vez, comentando seu estilo limitado de tocar guitarra. "Duas cordas já são um desafio. Três cordas já é jazz".
Seu primeiro disco, The Velvet Underground & Nico, produzido pelo artista pop Andy Warhol, está entre os melhores da História do Rock.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário