Ao discursar hoje na Assembleia-Geral das Nações Unidas, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou o novo presidente do Irã, Hassan Rouhani, de tentar enganar o resto do mundo ao apresentar o programa nuclear iraniano como pacífico e prometeu atacar unilateralmente, se for preciso, para evitar que o país tenha armas atômicas.
Netanyahu alegou mais uma vez que o Irã está apenas tentando ganhar tempo para concluir o desenvolvimento da bomba atômica, lembrando que Rouhani chefiou o Conselho de Segurança Nacional do Irã e foi negociador nuclear do país de 2003 a 2005.
"Se o Irã está fazendo um programa nuclear pacífico, por que escondê-lo em instalações subterrâneas?", perguntou, chamando Rouhani de "lobo em pele de cordeiro".
O primeiro-ministro israelense disse que judeus e persas conviveram pacificamente por 4 mil anos até a ascensão do regime fundamentalista islâmico em Teerã, em 1979.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário