Diante da revolta de seu partido, o Povo da Liberdade, o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi voltou atrás e decidiu apoiar o governo Enrico Letta no voto de confiança a que será submetido hoje no Congresso da Itália.
Ameaçado de perder o mandato de senador depois de uma condenação definitiva por fraude e evasão fiscal, Berlusconi decidiu derrubar o governo, forçando os cinco ministros do partido a pedir demissão, no sábado passado, e defendendo a realização de novas eleições, no domingo.
Como as eleições de fevereiro tiveram resultado inconclusivo, com vitória da direita no
Senado e da esquerda na Câmara, o presidente Giorgio Napolitano fez um esforço para evitar a antecipação do pleito, capaz de agravar a crise econômica italiana, que enfrenta sua mais longa e profunda recessão desde a Segunda Guerra Mundial. Sob pressão de seu vice-líder e de parte da bancada do PdL, Berlusconi recuou.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário