O programa nuclear do Irã precisa no mínimo de um ano para fabricar uma bomba atômica, afirmou hoje o presidente Barack Obama com base em informes dos serviços secretos dos Estados Unidos. Na avaliação da inteligência de Israel, o Irã pode dominar a tecnologia necessária antes disso, admitiu Obama.
Depois de 34 anos, os presidentes dos dois países se falaram por telefone, dentro de uma ofensiva diplomática do novo presidente iraniano, Hassan Rouhani, para acabar com as sanções econômicas e militares impostas ao Irã pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Em seguida, os chanceleres dos dois países anunciaram a reabertura das negociações para daqui a dez dias, mas não houve avanço nas questões de fundo.
Enquanto o Irã quer o fim das sanções, aegando que seu programa nuclear é pacífico, os EUA e a União Europeia exigem o fim do enriquecimento de urânio e a abertura irrestrita das instalações nucleares iranianas a inspeções da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário