Cinco suspeitos foram presos pela polícia da China nas investigações sobre a explosão de um carro há dois dias na Praça da Paz Celestial, em Beijim, descrita pelas autoridades como uma ação terrorista. Dois turistas que estavam na rua e os três ocupantes do veículos, um utilitário esportivo, morreram.
O nome do motorista indica ligações com a minoria muçulmana uigur, que luta contra as políticas de assimilação cultural da ditadura comunista chinesa na província de Xinjiang, no Noroeste da China, onde um grupo rebelde armado defende a independência do que chama de Turquestão Oriental.
Nada preocupa mais o regime chinês do que o risco de independência do que considera províncias rebeldes: Taiwan, o Tibete e Xinjiang.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário