segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Irlanda será primeiro país da Eurozona a deixar ajuda

A Irlanda confirmou ontem que será o primeiro país a sair, em dezembro de 2013, do programa de ajuda de emergência da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional a países da Zona do Euro que tiveram problemas para pagar suas dívidas depois da Grande Recessão de 2008-9.

Com a explosão de uma bolha especulativa no mercado imobiliário, os bancos irlandeses quebraram. Para evitar uma desnacionalização do setor financeiro, o governo assumiu a responsabilidade pelas dívidas, acumulando um déficit orçamentário de 32% do produto interno bruto.

Sem saída para pagar suas contas, a Irlanda pediu empréstimos de emergência aos aliados europeus. Foi o segundo país da UE a fazer isso, depois da Grécia, recebendo 67,5 bilhões de euros.

O país saiu da recessão no segundo trimestre de 2013 com crescimento de 0,4% devido à retomada das exportações e do consumo interno. Mas a economia irlandesa continua fragilizada. Isso aumenta a pressão do Partido Trabalhista, sócio menor na coalizão de governo, pela adoção de políticas de estímulo ao crescimento.

Por causa da crise, o desemprego na Irlanda está em 13,6%, abaixo dos 14,7% do ano passado, mas acima da média de 12% da Eurozona. De abril de 2012 a abril de 2013, 89 mil pessoas emigraram, sendo dois terços cidadãos irlandeses.

A situação é mais difícil em Portugal, que conseguiu reduzir o déficit público de 10,2% em 2009 para 6,4% em 2012 provocando uma recessão. No início de 2013, 18% dos portugueses em idade de trabalhar estavam sem emprego; essa taxa caiu para 16,5% em agosto.

Apesar do esforço fiscal recessivo, Portugal ainda está longe de baixar o déficit orçamentário para 3% do PIB em 2015, como prometeu aos aliados europeus. A economia saiu da recessão no segundo trimestre de 2013, mas deve terminar o ano com uma contração de 1,8%. Nas últimas semanas, o governo conservador do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho pediu mais prazo à Comissão Europeia.

Nenhum comentário: