O terrorista Nazih Abdul-Hamed al-Rukai, mais conhecido como Abu Anas al-Libi, capturado por um comando especial das Forças Armadas dos Estados Unidos há nove dias na Líbia, chegou hoje a Nova York, onde amanhã será apresentado à Justiça.
Al-Libi é considerado um dos principais líderes da rede terrorista Al Caeda e é acusado por organizar os atentados contra as embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia, em agosto de 1998, em que mais de 200 pessoas foram mortas.
Sua captura provocou a revolta de milícias fundamentalistas líbias que ajudaram a derrubar, há dois anos, o ditador Muamar Kadafi, que chegaram a sequestrar por algumas horas na quinta-feira passada o primeiro-ministro interino da Líbia, Ali Zeidan, acusando-o de conivência com a operação militar dos EUA.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário