A Arábia Saudita, o Chade, o Chile, a Lituânia e a Nigéria foram eleitos hoje pela Assembleia-Geral das Nações Unidas membros temporários do Conselho de Segurança da ONU por um período de dois anos. A partir de 1º de janeiro de 2014, eles substituem o Azerbaijão, a Guatemala, o Marrocos, o Paquistão e o Togo.
Órgão supremo do sistema Nações Unidas, o Conselho de Segurança é formado por cinco membros permanentes com direito de veto, as grandes potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial - EUA, China, França, Reino Unido e Rússia - e dez membros temporários que representam seus continentes por períodos de dois anos.
Para uma resolução ser aprovada pelo Conselho de Segurança são necessários pelo menos nove votos (60%) a favor e nenhum voto contrário dos cinco grandes, que equivaleria a um veto.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
quinta-feira, 17 de outubro de 2013
Conselho de Segurança da ONU elege novos membros
Marcadores:
Arábia Saudita,
Azerbaijão,
Chade,
Chile,
China,
Conselho de Segurança,
EUA,
França,
Guatemala,
Lituânia,
Marrocos,
Nigéria,
ONU,
Paquistão,
Reino Unido,
Rússia,
Togo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário