O presidente Barack Obama deve nomear amanhã a vice-presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, para o cargo de presidente do banco central dos Estados Unidos, noticiaram há pouco os jornais The New York Times, The Washington Post e The Wall St. Journal, citando como fonte assessores da Casa Branca. Será a primeira mulher a ocupar o cargo.
O preferido de Obama era o ex-secretário do Tesouro Lawrence Summers, que retirou seu nome de consideração diante do repúdio de pelo menos três democratas da Comissão de Economia do Senado, que o acusam pela desregulamentação do mercado de derivativos, uma das causas do colapso econômico de 2008.
Janet Yellen assume a presidência do banco central americano em 1º de janeiro de 2014, em substituição a Ben Bernanke.
Economista especializado na Grande Depressão (1929-39), para vencer a chamada Grande Recessão (2008-9), depois de baixar a taxa de juros para praticamente zero, Bernanke introduziu a política de "alívio quantitativo", pela qual o Fed compra atualmente US$ 85 bilhões por mês em títulos para aumentar a quantidade de dinheiro em circulação e assim estimular a economia.
O mercado acredita que Yellen é moderada, uma pomba, em contraste com o falcão Summers, e fará a transição para uma política monetária normal de maneira mais suave e tranquila.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário