Depois de 25 anos de terrorismo e assassinatos em massa, o Exército de Libertação do Senhor obrigou mais de 440 mil pessoas a fugirem de suas casas neste ano no Centro da África, declararam especialistas em segurança africanos e europeus em conferência no Parlamento Europeu no início do mês.
Seu líder, Joseph Kony, bombou na Internet em 2012 como um dos grandes vilões da humanidade por recrutar à força meninos para lutar como soldados.
Desde então, os Estados Unidos e vários países africanos lançaram uma caçada a Kony. Com uma milícia de cerca de 500 homens, ele escapou até agora.
Na opinião do padre congolês Ernest Sugule, o ELS deixou de ser visto como uma ameaça aos governos da região. Afastou-se das áreas estratégicas para atacar e saquear populações e aldeias indefesas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário