sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lampedusa: hipocrisia e lágrimas de crocodilo

Enquanto o mundo chora a morte ou desaparecimento de 300 imigrantes ilegais africanos num naufrágio perto da Ilha de Lampedusa, na Itália, um sítio de notícias da África denuncia o que considera "hipocrisia e lágrimas de crocodilo" dos líderes do continente e da Europa, responsabilizando-os pela tragédia.

Para o jornalista Boubacar Sanso Barry, do GuineeConacry.info, o naufrágio é resultado do que o papa Francisco chamou recentemente de "falta do senso de responsabilidade fraternal" e "insensibilidade com as crises dos outros", comparáveis ao comportamento das potências europeias no período colonial.

As principais causas, observou, que levam africanos desesperados a "tentar assaltar a Fortaleza Europa" são perseguições políticas e situações econômicas insuportáveis.

Os dois países da região do Chifre da África de onde saíram os cerca de 500 náufragos de Lampedusa, Somália e Eritreia, vivem em instabilidade política crônica, com Estados quase inexistentes, numa anarquia sistêmica em que grupos armados e criminosos dividem o território entre si e impõem sua lei.

Nenhum comentário: