A Coreia do Sul e os Estados Unidos assinaram um acordo para coordenar sua resposta às ameaças da Coreia do Norte, o que deve irritar ainda mais a ditadura stalinista de Pionguiangue, revelou a televisão pública britânica BBC.
Com a nova "estrutura estratégica", discutida pelo secretário da Defesa, Chuck Hagel, nesta semana em Seul, EUA e Coreia do Sul se preparam para enfrentar as situações mais prováveis da "ameaça nuclear norte-coreana".
As duas Coreias não assinaram até hoje um tratado de paz para acabar com a Guerra da Coreia (1950-53). Tecnicamente, mantém o cessar-fogo acertado em 27 de julho de 1953.
Desde o fim de sua patrocinadora, a União Soviética, em 1991, o regime comunista do Norte tem dificuldade para conseguir energia e alimentos. Estima-se que 2 milhões de norte-coreanos tenham morrido de fome. O país faz uma chantagem atômica contra os EUA e aliados. Já realizou três testes nucleares.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário