A Arábia Saudita recusou hoje a vaga de membro temporário do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por um período de dois anos, a partir de 1º de janeiro de 2014, para a qual foi eleita ontem pela Assembleia-Geral da ONU.
O reino saudita, maior produtor mundial de petróleo e, ao lado do Egito, o maior aliado dos Estados Unidos no mundo árabe, alega que a ONU fracassou ao não conseguir promover a paz no Oriente Médio, nem na questão palestina, que se arrasta há décadas, nem tomando, por exemplo, uma posição mais firme em relação à guerra civil na Síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário