A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), um antigo grupo rebelde, hoje maior partido de oposição do país, atacou uma delegacia de polícia na cidade central de Maringue, depois de declarar expirado o acordo de paz assinado há 21 anos, noticiou a agência France Presse.
Quando Moçambique se tornou independente, em 1975, descendentes dos colonos portugueses se refugiaram na vizinha Rodésia, hoje Zimbábue, na época governada por um regime segragacionista da minoria branca, a exemplo da África do Sul.
Com o apoio desses regimes brancos, criaram a Renamo, que lutou contra o regime de inspiração marxista imposto pela Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) até 1992.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário