Uma equipe de especialistas da Organização para Proscrição de Armas Químicas (OPAQ) iniciou hoje o desmantelamento do arsenal de armas químicas da Síria, informa a televisão pública britânica BBC.
A destruição do arsenal sírio inclui as máquinas de produção de armas e os equipamentos para misturar os agentes químicos. Se tudo der certo, o processo deve estar concluído até meados de 2014.
O ditador Bachar Assad concordou em entregar as armas sob a ameaça de um bombardeio punitivo dos Estados Unidos depois de um ataque químico que matou mais de 1,4 mil pessoas em 21 de agosto de 2013 na periferia de Damasco, a capital síria.
Com a mediação da Rússia, maior aliada da Síria no Conselho de Segurança das Nações Unidas, Assad aceitar se desfazer do arsenal químico. A equipe da OPAQ atua com mandato da ONU.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário