terça-feira, 8 de outubro de 2013

Congresso da Líbia pede a EUA devolução de terrorista

O Congresso da Líbia exigiu hoje a libertação imediata e repatriação de Nazih Abdul-Hamed al-Rukai, também conhecido como Abu Anas al-Libi, sequestrado no domingo pelo comando Delta das Forças Armadas dos Estados Unidos. A embaixadora americana em Trípoli, Deborah Jones, foi convocada para dar explicações.

Para reforçar a capacidade de resposta dos EUA a uma possível crise na Líbia, 200 fuzileiros navais americanos foram enviados à base de Sigonella, na Itália.

Rukai é acusado de ser o principal organizador dos atentados terroristas que mataram mais de 200 pessoas nas embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia, em agosto de 1998. Ele foi levado para o navio de guerra americano USS San Antonio, no Mar Mediterrâneo, onde está sendo interrogado, a caminho dos EUA. A chance de ser devolvido à Líbia é nula.

Sua prisão e sequestro, ordenados diretamente pelo presidente Barack Obama, enfraquecem o governo provisório líbio, que não consegue controlar as milícias que derrubaram o ditador Muamar Kadafi, em 2011.

Para o pesquisador da Universidade de Nova York Benjamin Barber, autor de dois livros sobre terrorismo, Rukai podia viver livremente em Trípoli, a capital líbia, porque depois da queda de Kadafi o país se tornou um "Estado falido e marginal" governado por milícias tribais, reporta o sítio da companhia jornalística americana McClatchy Newspapers.

Nenhum comentário: