Os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá anunciaram ontem novas medidas para isolar financeiramente o Irã, impondo uma série de sanções coordenadas contra o banco central e bancos comerciais da república islâmica. A União Europeia deve adotar medidas semelhantes na quinta-feira.
É uma reação ao relatório da Agência Internacional de Energia Atômica que apontou indícios de que o país está desenvolvendo armas atômicas. Fez modelos de computador para simular explosões nucleares, tenta fazer um gatilho e cavou um poço muito profundo como os usados em testes de bombas atômicas.
Os EUA adotaram sanções adicionais contra setores ligados ao programa nuclear iraniano, a indústria petroquímica e o setor de petróleo. Querem reduzir a capacidade do Irã de refinar petróleo, informa o jornal The New York Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário