Durante encontro em Ancara, os ministros do Exterior da França, Alain Juppé, e da Turquia, Ahmed Davutoglu, pediram hoje a imposição de duras sanções contra a Síria e o fortalecimento da oposição ao ditador Bachar Assad, no poder há dez anos, reporta a TV pública britânica BBC.
Cerca de 4 mil pessoas foram mortas na violenta repressão contra a revolta popular iniciada em 15 de março de 2011. Nos últimos dias, houve notícias de ataques de um grupo organizado, o Exército da Síria Livre, sediado na Turquia, o que caracterizaria uma guerra civil, observa o jornal americano The Miami Herald.
Um projeto de resolução condenando o regime sírio no Conselho de Segurança das Nações Unidas foi vetado pela China e a Rússia. O Brasil está entre os países que resistem à adoção de sanções, como se dar mais tempo para as reformas prometidas por Assad resolvesse o problema.
O ministro do Exterior britânico, William Hague, vai se reunir na segunda-feira com os dois principais grupos de oposição, o Conselho Nacional Sírio e o Comitê de Coordenação pela Mudança Democrática, informa o Financial Times.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário