O jovem terrorista de extrema direita Anders Breivik, acusado pelo assassinato de 77 pessoas há quatro meses na Noruega, foi considerado esquizofrênico e mentalmente incapaz de responder pelos seus crimes. Ele pode ser condenado à internação perpétua numa instituição psiquiátrica.
Em 22 de julho de 2011, depois de armar um atentado a bomba contra prédios do governo no centro de Oslo, Breivik invadiu a ilha de Utoya, onde havia um encontro do setor jovem do governante Partido Trabalhista e atirou indiscriminadamente nos jovens.
Preso, declarou que lutava contra a islamização do país. Agora, depois de 13 entrevistas, dois psiquiatras concluíram que ele sofre de esquizofrenia paranoide, uma psicose que o tornaria inimputável.
O julgamento está marcado para 16 de abril de 2012 e deve durar meses.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário