Até a maior e mais poderosa economia da Europa tem dificuldade para rolar sua dívida pública. Um leilão de títulos da dívida pública da Alemanha fracassou, ao tentar vender bônus no valor de 6 bilhões de euros a juros de 1,98% ao ano. Só foram vendidos cerca de 3,6 bilhões.
Para os analistas, as incertezas quanto ao futuro do euro, a moeda comum europeia, afugentaram os investidores dos papéis alemães mais do que uma desconfiança sobre a economia do país.
A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, propôs hoje o lançamento de eurobônus, um título comum para as dívidas dos 17 países da Zona do Euro, mas a primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, rejeitou a ideia, alegando que desestimularia os países de fazer as reformas e adotar a disciplina necessárias à estabilidade do euro a longo prazo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário