segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Putin é vaiado em luta de artes marciais

Em uma rara manifestação de protesto na Rússia, o primeiro-ministro Vladimir Putin foi vaiado ao participar de um espetáculo de artes marciais em Moscou, mais uma de suas jogadas publicitárias.

Putin subiu no ringue no fim da luta entre o russo Fedor Emelianenko e o americano Jeff Monson. Quando o homem-forte da Rússia começou a falar, com transmissão ao vivo pela televisão, sua voz foi sufocada pelas vaias.

Seus partidários declararam que as vaias era para o americano, mas críticos do Kremlin viram um sinal da queda de popularidade de Putin. Depois de dois mandatos como presidente, ele se tornou primeiro-ministro em 2008, cedendo a presidência a Dimitri Medvedev porque a Constituição proíbe um terceiro mandato consecutivo.

Mas, como ainda é o homem-forte do regime autoritário russo, cada vez menos democrático e mais no estilo soviético, Putin anunciou que será candidato à presidência em 2012. Para o ativista e blogueiro Alexei Navalny, citado pela televisão pública britânica BBC, o incidente prenuncia "o fim de uma era".

Nenhum comentário: