Em uma rara manifestação de protesto na Rússia, o primeiro-ministro Vladimir Putin foi vaiado ao participar de um espetáculo de artes marciais em Moscou, mais uma de suas jogadas publicitárias.
Putin subiu no ringue no fim da luta entre o russo Fedor Emelianenko e o americano Jeff Monson. Quando o homem-forte da Rússia começou a falar, com transmissão ao vivo pela televisão, sua voz foi sufocada pelas vaias.
Seus partidários declararam que as vaias era para o americano, mas críticos do Kremlin viram um sinal da queda de popularidade de Putin. Depois de dois mandatos como presidente, ele se tornou primeiro-ministro em 2008, cedendo a presidência a Dimitri Medvedev porque a Constituição proíbe um terceiro mandato consecutivo.
Mas, como ainda é o homem-forte do regime autoritário russo, cada vez menos democrático e mais no estilo soviético, Putin anunciou que será candidato à presidência em 2012. Para o ativista e blogueiro Alexei Navalny, citado pela televisão pública britânica BBC, o incidente prenuncia "o fim de uma era".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário