segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Alemanha aceita participação maior do BCE

Depois de muita resistência, a Alemanha está disposta a aceitar que o Banco Central da Europa compre em grande escala títulos das dívidas públicas dos países da Zona do Euro em dificuldades para honrar seus compromissos.

A medida faz parte de plano para acalmar os mercados, evitar um colapso do euro e aprofundar a integração econômica europeia com uma união fiscal. Um novo pacto da estabilidade mais rigoroso estaria sendo negociado entre a Alemanha e a França, as duas maiores potências econômicas do continente, que já são acusadas de criar um diretório, colocando-se acima dos demais parceiros.

Na legislação europeia, está prevista a chamada "cooperação reforçada", que pode começar com um acordo bilateral mas precisa do apoio de pelo menos oito sócios.

O pacote deve ser apresentado numa reunião de cúpula da União Europeia em 9 de dezembro. Seu maior risco é criar uma Europa em dois tempos: a Grécia, a Irlanda e Portugal não teriam condições de se enquadrar no novo pacto de estabilidade. A Eslovênia, a Espanha e a Itália também poderiam ter dificuldades, observa o jornal espanhol El País.

Diante da perspectiva de novas medidas para conter a crise das dívidas públicas na Eurozona e da venda recorde na Sexta-Feira Negra nos Estados Unidos, as bolsas operam em forte alta no mundo inteiro.

Nenhum comentário: