As 82 anos, o pensador alemão Jürgen Habermas tem uma nova missão: resgatar o projeto de integração da Europa das mãos de políticos incapazes e das forças obscuras do mercado. Seu novo livro, Sobre a Constituição da Europa, denuncia o cinismo político e a usurpação da democracia pelas forças do mercado e instituições sem legitimidade como o Conselho Europeu.
Em vez de ficar sentado atrás de uma escrivaninha, Habermas decidiu lutar pelo sonho de uma geração que viveu o flagelo da guerra e decidiu criar uma nova Europa pacífica e sem fronteiras internas.
"Condeno os partidos políticos. Nossos políticos são incapazes de aspirar a qualquer coisa além da reeleição. Não têm substância política, não têm convicções", criticou o filósofo em palestra no Instituto Goethe, em Paris, reportada pela revista alemã Der Spiegel.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário