O mais politizado dos filhos do ex-ditador Muamar Kadafi, Seif al-Islam Kadafi, foi preso hoje no deserto da Líbia. Cidadãos revoltados tentaram atacar o avião que o conduzia.
Seif al-Islam (Espada do Islã) fez doutorado na London School of Economics (LSE) e teria convencido o pai a abrir mão de seus programas de armas de destruição e se reaproximar do Ocidente, em 2003, quando os Estados Unidos invadiram o Iraque.
Afinal, Kadafi e o Ocidente tinham um inimigo comum: o terrorismo dos fundamentalistas muçulmanos.
Durante a guerra civil dos últimos meses ambos foram denunciados pelo Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, na Holanda. Houve notícias de que Seif teria tentado negociar uma rendição ao TPI para não ser julgado na Líbia. Mas as novas autoridades do país fazem questão de processá-lo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário