sábado, 26 de novembro de 2011

Ataque da OTAN mata 25 no Paquistão

O Paquistão bloqueou hoje todas as rotas de suprimento das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Afeganistão, em retaliação a um ataque de helicópteros contra um posto militar paquinstanês na fronteira entre os dois países. Pelo menos 25 soldados morreram, reporta o jornal The New York Times.

O ataque, considerado "inaceitável" pelo Paquistão piora ainda mais as relações do país com os Estados Unidos, abaladas pela operação para matar o líder terrorista Ossama ben Laden, em 1º de maio passado e pelos frequentes bombardeios americanos com aviões não tripulados contra regiões tribais paquistanesas vistas como reduto de extremistas muçulmanos.

"É um ataque contra a soberania do Paquistão", reagiu indignado o primeiro-ministro Youssef Raza Gilani. O embaixador americano em Islamabade foi convocado para dar explicações.

Já houve casos anteriores em que as forças internacionais que intervém no Sul da Ásia erraram alvos e mataram inocentes, mas nunca com tantos mortos, observa o sítio da companhia jornalística americana McClatchy, editoria do jornal Miami Herald.

Nenhum comentário: