O Paquistão bloqueou hoje todas as rotas de suprimento das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no Afeganistão, em retaliação a um ataque de helicópteros contra um posto militar paquinstanês na fronteira entre os dois países. Pelo menos 25 soldados morreram, reporta o jornal The New York Times.
O ataque, considerado "inaceitável" pelo Paquistão piora ainda mais as relações do país com os Estados Unidos, abaladas pela operação para matar o líder terrorista Ossama ben Laden, em 1º de maio passado e pelos frequentes bombardeios americanos com aviões não tripulados contra regiões tribais paquistanesas vistas como reduto de extremistas muçulmanos.
"É um ataque contra a soberania do Paquistão", reagiu indignado o primeiro-ministro Youssef Raza Gilani. O embaixador americano em Islamabade foi convocado para dar explicações.
Já houve casos anteriores em que as forças internacionais que intervém no Sul da Ásia erraram alvos e mataram inocentes, mas nunca com tantos mortos, observa o sítio da companhia jornalística americana McClatchy, editoria do jornal Miami Herald.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário