Em sua maior vitória até hoje, o Partido Popular ganhou neste domingo as eleições parlamentares na Espanha e terá maioria absoluta na Câmara dos Deputados, de 350 cadeiras. Seu líder, Mariano Rajoy, que foi vago durante toda a campanha sobre o que pretende fazer porque não tinha nada bom a anunciar, declarou que o inimigo é a crise econômica e não a esquerda.
A bancada do PP cresceu de 154 para 186 deputados, enquanto a do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do primeiro-ministro demissionário José Luis Rodríguez Zapatero, caiu de 169 para 110 cadeiras, informa o jornal espanhol El País.
Rajoy, da província da Galícia, é considerado um exemplo típica da burguesia do interior da Espanha. Foi um aluno modelo e um político precoce.
Na Catalunha, os nacionalistas do partido Convergència i Unió (CiU) ganharam pela primeira vez, derrotando o Partido Socialista da Catalunha.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário