Os ativistas do movimento Ocupem Wall St. protestam contra o 1% mais rico da população dos Estados Unidos, mas um artigo da revista Forbes mostra que apenas 0,1% leva a metade dos ganhos de capital. É a fonte da concentração da riqueza na sociedade onde o vencedor ganha tudo.
São 315 mil pessoas num país de 315 milhões de habitantes que ficam com a metade do lucro em transações financeiras e imobiliárias. A alíquota do imposto sobre ganhos de capital, de 15%, teria de ser elevada substancialmente para diminuir a má distribuição da riqueza.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário