Dezenove dos 22 países-membros da Liga Árabe decidiram hoje impor à Síria sanções sem precedentes, que incluem a suspensão das transações financeiras com o banco central sírio e do financiamento de projetos no país.
É uma resposta à decisão da ditadura de Bachar Assad de não implementar um plano de paz acertado há semanas com a organização internacional que reúne os países árabes.
A proposta incluía o fim imediato da violência contra o movimento pela liberalização do regime, a retirada dos tanques das ruas, a libertação de todos os presos em razão dos protestos contra o governo e o início de um diálogo nacional.
Cerca de 4 mil pessoas foram mortas na Síria desde o início da revolta popular, em 15 de março de 2011.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário