O Partido da Justiça e do Desenvolvimento, islamita moderado, venceu as eleições parlamentares da sexta-feira e terá 107 dos 395 deputados do futuro parlamento, que pela primeira vez terá o direito de indicar o primeiro-ministro.
Em segundo lugar, ficou o partido Independência, do atual primeiro-ministro Abbas el-Fassi, com 60 cadeiras, seguido da Reunião Nacional dos Independentes, liderado pelo ministro das Finanças, Salahedin Mezuar, com 52.
Diante das revoltas populares no mundo árabe, o rei Mohamed VI anunciou em junho de 2011 reformas para criar uma monarquia constitucional, mas ainda tem a palavra final nas decisões mais importantes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário