Depois de 33 anos no poder, o ditador do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, assinou um acordo para deixar o poder e deve se exilar na Arábia Saudita, informa a TV americana CNN.
Saleh é o quarto dirigente do mundo árabe a cair desde o início da onda de revoluções no Norte da África e no Oriente Médio. Zine ben Ali fugiu da Tunísia em 14 de janeiro de 2011. Hosni Mubarak entregou o poder no Egito em 11 de fevereiro. O coronel Muamar Kadafi perdeu o controle na Líbia em 22 de agosto. Foi capturado e morto em 20 de outubro.
O Iêmen, país mais pobre o mundo árabe, recebe ajuda dos Estados Unidos para combater o ramo da rede terrorista Al Caeda na Península Arábica, que teria se instalado lá, fugindo da repressão na Arábia Saudita.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário