quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reino Unido fecha embaixada no Irã

Em retaliação contra a invasão de sua embaixada em Teerã ontem, o Reino Unido fechou hoje sua representação diplomática no Irã, expulsou os diplomatas iranianos e mandou o regime fundamentalista fechar sua embaixada em Londres até sexta-feira.

A Alemanha retirou seu embaixador do Irã, alegando que a violação da imunidade dimplomática da representação britânica é inaceitável.

Os manifestantes iranianos, ligados à milícia Bassij, o braço semiclandestino da Guarda Revolucionária, protestavam contra as últimas sanções econômicas adotadas pelos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá  contra a república islâmica, acusada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) de estar desenvolvendo armas nucleares.

Essas sanções proíbem relações com o banco central do Irã, isolando financeiramente o país.

A ameaça nuclear iraniana provocou um debate público em Israel sobre a possibilidade de lançar um ataque contra as instalações atômicas da república islâmica. O jornal inglês The Guardian noticiou que as Forças Armadas britânicas estavam se preparando para um possível ataque ao Irã.

Em princípio, os britânicos só entrariam em ação no caso de uma intervenção militar americana. Ontem, advertiram a teocracia iraniana que a invasão à embaixada "terá consequências".

Nenhum comentário: