A exemplo do que aconteceu em outras cidades dos Estados Unidos, a polícia de Nova York expulsou hoje os manifestantes do movimento Ocupe Wall St. que estavam acampados há um mês e meio no Parque Zuccotti, perto do maior centro financeiro internacional, protestando contra o poder dos bancos, a má distribuição da riqueza e o desemprego.
Cerca de 400 policiais cercaram a área e prenderam uns 200 manifestantes, que protestaram aos gritos de "o parque é nosso", informa a TV pública britânica BBC.
À uma da madrugada, a polícia apresentou a ordem judicial mandando desocupar a área por razões higiênicas e sanitárias. Horas mais tarde, outra decisão judicial reconheceu o direito dos manifestantes de ocupar a área, mas não de montar um acampamento. A polícia resiste à reocupação.
O movimento, semelhante ao dos "indignados" da Europa, é comparado à chamada Primavera Árabe, a onde de revoluções que derrubou ditadores no Norte da África e no Oriente Médio desde o início de 2011.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário