As aventuras guerrilheiras de Ernesto Che Guevara no Congo e na Bolívia são conhecidas. Agora, a Índia desclassifica documentos sobre a visita que o médico argentino fez ao país em 1959, depois da vitória da Revolução Cubana, informa o jornal The Times of India.
Depois de se encontrar com o primeiro-ministro Jawaharlal Nehru, um dos fundadores do Movimento dos Países Não Alinhados (nem com os EUA nem com a URSS, durante a Guerra Fria), o Che visitou a Índia por duas semanas. Antes dele partir, houve um forte terremoto na província da Caxemira.
Do hotel onde estava Guevara mandou uma carta oferecendo ajuda a Nehru: "Tomando ciência do terrível devastação na Caxemira, e desejando oferecer a solidariedade a um povo irmão e ao governo da Índia, queremos colocar à sua disposição a cooperação do nosso povo, na medida do possível, para aliviar o sofrimento do povo da Caxemira". Assinado: Che.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário